INFORMATIVOS

O que é lente progressiva?
Diferente das lentes bifocais, que permitem apenas visão para perto e para longe, as lentes progressivas são lentes que proporcionam visão para perto (até 40 cm), para média distância (até 1,5 m) e para longe (além de 1,5m). Sua principal característica é a variação progressiva dos graus, daí o nome lente progressiva, sem a presença do desagradável traço divisório entre a área de visão de longe e de perto.

Como funcionam as lentes de contato?
A lente de contato é um disco hidrofílico (que absorve água) que fica suspenso sobre a sua córnea. Da mesma forma que um óculos de grau, as lentes de contato são desenhadas especialmente para focalizar a luz na retina do seu olho, ajustando-se a ele. Entretanto, como as lentes cobrem a sua córnea, elas acabam corrigindo todo o seu campo de visão (diferentemente dos óculos, com os quais você enxergar por cima ou por baixo). As lentes flutuam nas lágrimas que umedecem o seu olho quando você pisca - por isso, quando você estiver usando lentes de contato, seus olhos deverão estar sempre hidratados e umidificados.

Quando as lentes incomodam?
Caso suas lentes de contato estiverem causando desconforto, normalmente é possível fazer algo a respeito - uma vez que você tenha identificado a causa do problema.
- Freqüentemente, olhos secos são os vilões. Causas comuns incluem baixa umidade, remédios contra resfriados, diuréticos e mudanças hormonais.
- Irritações causadas por fumaça, poluição, ou até mesmo spray aerosol.
- Cosméticos.
- Fadiga visual - por passar horas em frente ao computador ou por ficar acordado até tarde várias noites.
- Experimente usar lubrificantes de lentes - ou dê um tempo. Ponha seus óculos e dê um descanso a seus olhos.

Os cuidados com uma lente de contato?
É o tipo de coisa que os médicos cansam de repetir ,mas que os pacientes dificilmente seguem. Para não contrair doenças e garantir a boa saúde dos olhos com o uso das lentes de contato, alguns cuidados são essenciais. Eis aqui algumas dicas:
- Antes de mais nada, nunca utilize lentes sem antes fazer um exame detalhado com um oftalmologista, e procure fazer um controle com seu médico de seis em seis meses.
- Para usar as lentes de contato, siga as instruções fornecidas por seu oftalmologista ou pela ótica onde as adquiriu.
- Na hora da limpeza, lave sempre bem as mãos antes de manipulá-las. Depois, lave, enxágüe e desinfete as lentes, antes e depois de utilizá-las, com os produtos adequados para isso. Faça o mesmo com os reservatórios, que ainda devem ser secos antes de
colocar a solução indicada.
- Evite dormir com as lentes ou utilizá-las passado o período aconselhado pelo oftalmologista. Também não as use quando for entrar na água.

O que é visão para o esporte?
Para ser competitivo nas quadras, você precisa garantir o melhor desempenho possível de todo o seu corpo- inclusive dos olhos. Visão nos esportes é sinônimo de cuidado total com seus olhos e pode ajudar você a otimizar três competências visuais fundamentais:

- Sensibilidade ao contraste permite que você veja detalhes finos à distância, como os contornos sutis de um campo de golfe.
- Acuidade visual dinâmica faz com que sua visão permaneça tão nítida quando você corre como quando você está parado, a fim de que você possa ver todos os obstáculos.
- Flexibilidade focal mantém nítido o foco de uma bola à medida que ela se move para longe ou em direção a você.